
História e Missão
A 20 de junho de 1996, um grupo de pais do distrito de Viseu fundou a Associação de Viseu de Portadores de Trissomia 21 (AVISPT21), para dar resposta às necessidades que sentia. Em 1999, foi reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Assumiu como missão a implementação de ações relacionadas com aspetos científicos, educacionais, investigacionais e sociais ligados à Trissomia 21, bem como a outras deficiências e perturbações do desenvolvimento, com vista à construção de uma sociedade mais inclusiva.
Inicialmente, a área de intervenção da AVISTP21 centrou-se no apoio às famílias desde o nascimento da criança, dinamizando grupos de ajuda mútua (em colaboração com a consulta de desenvolvimento e neonatologia e área de obstetrícia do Hospital de Viseu) e informando/encaminhando os pais na procura de acompanhamento a nível especializado. Entre 1997 e 2002, numa parceria criada com a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (APPT21), lançou a newsletter “Informação T21” e, mais tarde, “Boletim T21” sobre as temáticas da deficiência, com divulgação nacional. Posteriormente, foi criado o Centro de Desenvolvimento Arco-Íris, enquanto unidade autónoma da AVISPT21, com o objetivo de proporcionar apoios terapêuticos nas áreas da saúde e educação, tendo como consultor científico o pediatra do desenvolvimento Dr. Miguel Palha (APPT21/Centro de Desenvolvimento Diferenças).
Ao longo da sua existência, a AVISPT21 apostou na formação de pais e profissionais, com a criação de uma biblioteca aberta à comunidade, na colaboração em estudos de investigação e na organização de vários encontros de cariz científico que contaram com a participação de especialistas de diferentes áreas.
Atualmente, a AVISPT21 conta com uma equipa multidisciplinar, formada por psicólogos, terapeutas e uma professora de educação especial, assumindo-se como uma plataforma logística que dá suporte a quem necessita de ser apoiado, privilegiando os contextos naturais. Segundo a sua filosofia de atuação, a AVISPT21 dá a primazia ao apoio em contexto domiciliário, escolar e comunitário. Para continuar a promover a efetiva inclusão e participação social de pessoas com deficiência e perturbações do desenvolvimento na comunidade, após o terminus da escolaridade, a AVISPT21 alargou o âmbito de sua ação, procurando responder aos desafios da transição para a vida adulta. Nesse sentido, estão a ser desenvolvidos vários projetos, cujo objetivo geral de complementar a rede de respostas existentes na comunidade e garantir a continuidade de um percurso inclusivo.
Equipa
A AVISPT21 não poderia continuar a operar sem o precioso contributo dos voluntários que dedicam o seu tempo, conhecimento e competência à nossa missão e atividades.
Deixamos um agradecimento sentido a cada um deles:
Conceição S., Ana Paula D., Cláudia A., Geraldine L., Elisabete O.,
e inúmeros voluntários da Ready to Help - Viseu.
Se tem interesse em ser voluntário na AVISPT21, saiba mais.
Parceiros e Mecenas






Protocolos de Cooperação





