top of page

Nada Sobre Nós, Sem Nós

Projeto a decorrer em 2025.

Empoderar as pessoas com deficiência para as questões da autorepresentação e autodeterminação, através da dinamização de ações de sensibilização por parte dos próprios participantes.

Este projeto pretende empoderar as pessoas com deficiência (PcD) para as questões da autorepresentação e autodeterminação, criando um conjunto de atividades onde serão trabalhadas uma série de competências sociais e emocionais, nomeadamente o autoconhecimento, autodescoberta, inteligência emocional, respeito pelas diferenças, aptidões de autoregulação, autoestima, assertividade, cooperação e trabalho em grupo, humor, o mundo profissional e a construção de projetos de vida.

Com este empoderamento pretende-se que sejam desenvolvidas ações de sensibilização pelas PcD sobre o que é ser pessoas com deficiência, os seus direitos e deveres, os fantasmas do passado e os seus sonhos aos alunos da Licenciatura de Educação Social da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV).

Por outro lado, serão desenvolvidas atividades de capacitação para as questões do mundo do trabalho, introduzindo a discussão dos recursos e os apoios que devem ser ativados, a construção de objetivos de sucesso profissional e pessoal, onde a liberdade de cada PcD em responder por si próprio e fazer a suas escolhas, emitindo opiniões e tomando decisões sobre a sua própria vida, esteja sempre presente.

O envolvimento das PcD na avaliação do projeto pretende a cooperação coresponsabilização durante o desenvolvimento do mesmo. O projeto vai ao encontro dos princípios plasmados na Convenção dos Direitos das PcD e nos objetivos da Estratégia Nacional para Inclusão das PcD 2021-2025

Objetivos:
- Ajudar as PcD a caminhar na direção do futuro que elas desejam para si próprias;
- Potenciar os recursos individuais, capacitando-os a um desempenho social útil;
- Incorporar a autorepresentação e autodeterminação;
- Mobilizar apoios centrados nos sonhos e aspirações das PcD;
- Envolver o ensino superior na formação de novos profissionais, desconstruindo a ideia de deficiência centrada nas dificuldades;
- Dar a conhecer a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela ONU e ratificada por Portugal..

Este projeto permite às PcD darem um contributo ativo, relevante e com propriedade (nada para mim, sem mim) na sua comunidade (o ensino superior ainda é caraterizado por muitas barreiras e constrangimentos) e na sociedade, em geral. Ao trabalharem com os alunos do ensino superior, num processo de cooperação e companheirismo, para passarem as mensagens contidas no livro (do qual são autores) e a sua capacidade produtiva, leva-os à efetiva inclusão, onde o sentido pertença e participação, tornar-se- á uma realidade, com vistas à construção de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos.

Consideramos um projeto inovador na medida em que, de forma concertada com a PcD, sejam criadas as condições, nomeadamente as acessibilidades necessárias, para que esta adquira ferramentas em termos de autorepresentação e autodeterminação, conducente a um papel efetivo e determinante, por um lado, na formação de profissionais que no futuro irão apoiar PcD e por outro, na sua comunidade e na sociedade em geral, aquando a apresentação nos eventos de cariz científico.

Parceiros:
- Centro de Desenvolvimento Diferenças
- Cinco Sentidos
- Instituto Superior Politécnico de Viseu- Escola Superior de Educação de Viseu (Curso de Licenciatura de Educação Social)

Apoio:
- Instituto Nacional de Reabilitação

bottom of page