
GAPRIC - 1.ª Edição
Setembro de 2016 a dezembro de 2017.
Apoiar jovens e adultos com deficiência, doença mental crónica ou alguma incapacidade, na sua inclusão na comunidade.
O Gabinete de Apoio a Programas Incluídos na Comunidade (GAPRIC) constituiu-se como uma resposta às pessoas com deficiência e/ ou problemas da saúde mental que se encontravam em isolamento social, em casa, sem qualquer resposta tipificada pela comunidade. A partir dos sonhos, expectativas/desejos destas pessoas delinearam-se projetos de vida que promoveram a sua efetiva participação social, o seu sentido de pertença à comunidade, o aumento das suas interações sociais e obtenção de papéis valorizados socialmente, contribuindo para o seu bem-estar e para a sua dignidade, enquanto cidadãos.
Foram firmados acordos de apoio com as pessoas/famílias que não querem ou não conseguem as respostas tipificadas, nos equipamentos existentes. Foram ainda assinados os diferentes protocolos de colaboração com empresas/entidades/serviços. Paralelamente, houve necessidade de ativar as respostas direcionadas, nomeadamente atividades lúdicas pedagógicas e culturais, para os casos em que os candidatos não reuniam as condições mínimas para integrar uma experiência socioprofissional na comunidade.
A filosofia deste projeto assentou no Planeamento Centrado na Pessoa na Pedagogia da Interdependência (Gentle Teaching) e toda a intervenção e avaliação assentam na Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
O GAPRIC foi cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P.



