top of page

A Horta de Deméter

Setembro de 2021 a janeiro de 2024.

Fundir o trabalho artístico e hortícola, promovendo a inclusão e desenvolvimento biopsicossocial dos participantes.

Projeto desenvolvido pela CEM PALCOS, nas hortas comunitárias pertencentes ao Centro de Arte Contemporânea- Quinta da Cruz, fruto de uma candidatura ao Programa PARTIS & Art for Change, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação “la Caixa”. Na Horta de Deméter, uniram-se artistas, horticultores, jovens em risco de exclusão e alunos dos ensinos básico, secundário e superior. As sessões semanais fundiram o trabalho artístico e hortícola, promovendo a inclusão e desenvolvimento biopsicossocial destes jovens, com o objetivo final de transformar a forma como interpretam o mundo e aceitarem as oportunidades e desafios que a vida lhes propõe.

Metodologia/ Avaliação:
Assentou em 3 grandes eixos: Social, Artístico e Agrícola. Para avaliar estas dimensões foram definidos vários tipos de instrumentos, entre eles: grelhas de observação, que foram aplicadas durante as sessões semanais; questionários, aplicados aos participantes e aos encarregados de educação de forma periódica e o registo e resumo dos conteúdos das sessões semanais.

Estas sessões incluem atividades agrícolas (plantação de colheitas; planeamento, construção e manutenção de canteiros; construção e manutenção de caminhos; rega) à luz dos princípios da ecologia e sustentabilidade ambiental; atividades artísticas (criação artística através da experimentação musical, de movimento, teatral e plástica com base nos interesses e desafios dos participantes) com uma base humanista, recorrendo ao Planeamento Centrado na Pessoa e à filosofia do Gentle Teaching.

Resultados:
Foram criados: 10 momentos de partilha com a comunidade; ensaios abertos: horticultura, oficinas artísticas, showcookings, piqueniques, espetáculos, conversas; um espetáculo comunitário com a participação dejovens integrantes do projeto; cem sessões semanais com os participantes; um Almanaque, tendo sido editado, publicado e distribuído; uma página no website da CEM Palcos. Uma apresentação pública na Fundação Calouste GulbenKian.

Ficha Técnica:
COORDENAÇÃO ARTÍSTICA: Graeme Pulleyn
COORDENAÇÃO SOCIAL: Catarina Martins
COORDENAÇÃO DO PROJETO: Guida Rolo
WORKSHOPS: Filipa Fróis, Graeme Pulleyn, Raquel Balsa, Ricardo Augusto, Samantha Simões, Gustavo Iván (Estagiário)
TÉCNICA SOCIAL: Ana Isabel Henriques
COORDENAÇÃO DA ÁREA DE HORTICULTURA: Daniela Vasconcelos (ESAV)
EQUIPA DA ÁREA DE HORTICULTURA: Cristina Amaro, Daniela Vasconcelos, Helena Marques (Docentes) Ana Luísa Cardoso, Carla Barradas, Fábio Fernandes, Fátima Barrancos, Jéssica Chaves (Estagiários)
ALMANAQUE: Raquel Balsa
DESIGN GRÁFICO: Raquel Balsa e Filipa Fróis
REGISTO FOTOGRÁFICO: Filipa Fróis
ASSESSORIA DE IMPRENSA E CONTEÚDOS: Susana Morais
PRODUÇÃO: Cem Palcos
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Guida Rolo
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO: Diogo Costa e Filipa Fróis

FINANCIAMENTO: Programa Partis & Art for Change – Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação
La Caixa e Município de Viseu – Eixo Cultura

PARCEIROS: ASSOL, APPDA, ASPEA, AVISPT21, Escola Secundária de Viriato, Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior Agrária, Lar Escola de Santo António- Viseu.

bottom of page